Curso de Tapeçaria

Fotografia de pormenor de uma tapeçaria Os cursos de Artesanato Têxtil, atualmente com o nome Tecelão, que a Fundação Raquel e Martin Sain realiza desde 1991, têm proporcionado a cidadãos portadores de deficiência visual de diferentes sexos, níveis de habilitação e escalões etários, oportunidades efetivas de aquisição de conhecimentos profissionais que lhes possibilitam desenvolver uma atividade que favorece a sua realização pessoal e a inclusão social, alicerçada em competências e desempenhos eficientes, que se manifestam em cada obra realizada.

 Os trabalhos de artesanato têxtil executados pelas pessoas formadas na nossa instituição revelam qualidade e merecem por parte da população em geral uma aceitação e procura dentro dos padrões habituais neste domínio de atividade.

As vendas fazem-se através de contactos pessoais estabelecidos pelos artesãos no seu quotidiano, respondendo a encomendas que lhes são feitas, ou em espaços de divulgação, como feiras promovidas por organismos do poder autárquico e Associações de solidariedade social, recreativas, etc. Nestes espaços de divulgação, os artesãos expõem e vendem trabalhos realizados nos ateliers com elevado grau de autonomia na realização técnica.

No caso dos artesãos que decidiram manter-se na atividade após o curso de Formação Inicial, a sua relação com a Fundação não terminou com a conclusão da formação. Visitam-nos regularmente para solicitar apoio técnico em aspetos pontuais dos seus trabalhos, para trocar ideias e relatar-nos as suas experiências.

O apoio proporcionado permitiu aos Técnicos de formação detetarem necessidades de atualização e maior especialização em certas técnicas de trabalho. Entendeu-se, por isso, pertinente fazer um diagnóstico de necessidades experimentadas por estes profissionais em sua atividade, por forma a podermos desenvolver e implementar um conjunto de respostas que satisfaçam as necessidades diagnosticadas.

Com o propósito de satisfazer as necessidades presentes na população de artesãos deficientes visuais que atendemos e que foram enunciadas acima, pretendemos implementar um curso de Formação Contínua que dê continuidade à formação iniciada no curso de Tecelão, de forma a promover a atualização e aprofundamento dos conhecimentos dos formandos na aplicação de técnicas de produção de tapeçarias, e sobretudo na utilização de novos materiais que vão surgindo frequentemente no mercado. Esta formação contribui para potenciar as competências destes profissionais e incrementar-lhes as suas respostas às exigências dos clientes, quer do ponto de vista quantitativo como qualitativo.

Admissão de candidatos

A admissão a este curso está condicionada à frequência e aprovação, com avaliação mínima de Suficiente, de um Curso de Artesanato ou Tecelão.

Objetivos do Curso

O percurso formativo de Tapeçaria pretende que o formando aprofunde as técnicas e procedimentos respeitantes à pesquisa, preparação e produção de tapeçarias (aprofundamento e atualização das técnicas anteriormente utilizadas na formação inicial). Serão utilizados teares de alto e baixo-liço como equipamentos usados no desenvolvimento de trabalhos de tapeçaria. No final da formação o formando executa com autonomia os acabamentos, procurando produzir produtos com uma função útil.

São desenvolvidas as competências de conceção e realização de projetos de tapeçaria na sua totalidade. Toda a formação se concentra no desenvolvimento das competências que permitem uma gestão ativa da atividade e uma divulgação adequada dos trabalhos desenvolvidos.

Organização da Formação

O curso de Tapeçaria tem a duração total de 400 horas, organizadas em diferentes Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD), com uma carga horária diária, em horário laboral, de 6 ou 7 horas.

O Curso é constituído pelas seguintes Unidades de Formação de Curta Duração (módulos):

  • Princípios da Tapeçaria Artesanal – 25 horas
  • Matérias e Utensílios da Tapeçaria Artesanal – 25 horas
  • Preparação de Matérias-primas para a Tecelagem – 25 horas
  • Tapeçaria Artesanal de Tear – 25 horas
  • Técnicas de Entrelaçamento de Vários Tipos de Nós e Pontos – 50 horas
  • Execução Tapeçaria Simples: Projeto – 75 horas
  • Execução Tapeçaria Simples – 100 horas
  • Execução Tapeçaria Simples: Acabamento e Decoração – 75 horas

Para mais informações contate-nos através do número de telefone 218480136.

Poderá utilizar o nosso Formulário de Inscrição Online para iniciar o seu processo de inscrição.