Lar Residencial

Fotografia de um dos quartos duplos, no Lar Residencial O Lar Residencial da Fundação Raquel e Martin Sain tem como público-alvo a população com deficiência visual, visando a sua integração socioprofissional. Neste sentido, o lar assegura a residência temporária a utentes que se encontrem a desenvolver um projeto de inserção sócio profissional na área de Lisboa (frequência de ações de formação profissional, formação em contexto de trabalho ou início de um atividade profissional) e que não disponham de estadia necessária (por exemplo utentes residentes fora da área metropolitana de Lisboa).

O Lar Residencial e os serviços que por este são disponibilizados são orientados para adultos autónomos, que sejam cegos ou amblíopes.

São parceiros nesta atividade o Instituto da Segurança Social, que assegura o subsídio de estadia para o máximo de 6 utentes no Lar Residencial, e a Câmara Municipal de Lisboa, através de um protocolo de cedência de instalações (mediante pagamento de aluguer do espaço).

Documentação Necessária ao Processo

Cópias dos seguintes documentos:

• Bilhete de Identidade ou Cartão do Cidadão;
  • Número de Identificação Fiscal;
  • Cartão de Beneficiário da Segurança Social do cliente
  • Boletim de vacinas (atualizado);
  • Declaração médica;
  • Comprovativo dos rendimentos do cliente e do agregado familiar;
  • Comprovativos de despesas mensais fixas (taxas e impostos do rendimento líquido, designadamente do imposto sobre o rendimento e da taxa social única; recibo de renda de casa ou de prestação mensal devida pela aquisição de habitação própria; encargos médios mensais com transportes públicos; despesas com aquisição de medicamentos de uso continuado em caso de doença crónica); despesas mensais regulares para educação, pagamento de creches, amas ou lar de Idosos ou outros equipamentos sociais.

Localização do Lar

Praça Dr. Fernando Amado, lote 565 3ºC