Lar Residencial

Fotografia de um dos quartos duplos, no Lar Residencial O Lar Residencial da Fundação Raquel e Martin Sain tem como público-alvo a população com deficiência visual, visando a sua integração socioprofissional. Neste sentido, o lar assegura a residência temporária a utentes que se encontrem a desenvolver um projeto de inserção sócio profissional na área de Lisboa (frequência de ações de formação profissional, formação em contexto de trabalho ou início de um atividade profissional) e que não disponham de estadia necessária (por exemplo utentes residentes fora da área metropolitana de Lisboa).

O Lar Residencial e os serviços que por este são disponibilizados são orientados para adultos autónomos, que sejam cegos ou amblíopes.

São parceiros nesta atividade o Instituto da Segurança Social, que assegura o subsídio de estadia para o máximo de 6 utentes no Lar Residencial, e a Câmara Municipal de Lisboa, através de um protocolo de cedência de instalações (mediante pagamento de aluguer do espaço).

Documentação Necessária ao Processo

Cópias dos seguintes documentos:

  • Bilhete de Identidade ou Cartão do Cidadão;
  • Número de Identificação Fiscal;
  • Cartão de Beneficiário da Segurança Social do cliente
  • Boletim de vacinas (atualizado);
  • Declaração médica;
  • Comprovativo dos rendimentos do cliente e do agregado familiar;
  • Comprovativos de despesas mensais fixas (taxas e impostos do rendimento líquido, designadamente do imposto sobre o rendimento e da taxa social única; recibo de renda de casa ou de prestação mensal devida pela aquisição de habitação própria; encargos médios mensais com transportes públicos; despesas com aquisição de medicamentos de uso continuado em caso de doença crónica); despesas mensais regulares para educação, pagamento de creches, amas ou lar de Idosos ou outros equipamentos sociais.

Localização do Lar

Praça Dr. Fernando Amado, lote 565 3ºC
Bairro do Condado
1950-089 Lisboa