Quem Somos

 

Logotipo da Fundação Raquel e Martin Sain - link para a descrição do logotipo A Fundação Raquel e Martin Sain é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, instituída a 21 de Janeiro de 1959 pelo Decreto-Lei n.º 42117. À luz dos seus estatutos atuais, tem como fim “a realização de uma obra de educação e ocupação tiflológicas, nomeadamente na formação profissional de cegos, com o fim especial de lhes assegurar possibilidades de trabalho remunerado”.

Por iniciativa dos seus fundadores, a Madame Raquel Sain e o Sr. Martin Sain, o propósito da sua constituição foi a educação e ocupação de cegos, tendo em atenção, sobretudo, assegurar-lhes possibilidades de trabalho remunerado, e, acessoriamente, quaisquer fins desinteressados, de natureza caritativa, educativa, cultural ou científica, relacionados com a situação dos cegos em Portugal.

Com mais de 50 anos de atividade, a Fundação, na atualidade, dedica-se principalmente ao desenvolvimento de ações de formação profissional dirigidas a pessoas cegas e ainda à dinamização de um Lar Residencial especificamente para resposta à deficiência visual.

ONDE ESTAMOS

Edifício SedeFotografia da fachada do edifício Sede da Fundação, em Alvalade

Rua João Saraiva, nº 11
1700-248 Lisboa
Telefone: 218480136
Telemóvel: 218492753

COMO CHEGAR

Autocarros:

  • Av. do Brasil (paragem LNEC) – 731, 783, 750
  • Av. Roma (paragem Escola Eugénio dos Santos) –  735, 755, 767
  • Av. Rio de Janeiro (paragem Bombeiros) – 717, 744
  • Av. da Igreja (paragem perto Av. Roma) – 755

Metro:
Linha Verde – Estação Alvalade

Lar Residencial

Fotografia da fachada do edifício do Lar ResidencialPraça Dr. Fernando Amado, lote 565 – 3ºC
Bairro do Condado
1950-089 Lisboa
COMO CHEGAR

Autocarros:

  • Av. João Paulo II (paragem Pç. Dr. Fernando Amado) – 749, 755, 759

CARACTERIZAÇÃO INTERNA DA INSTITUIÇÃO

Possuidora de um corpo de colaboradores com larga experiência quer no campo da reabilitação funcional como da formação profissional, a Fundação desenvolve as suas atividades segundo a seguinte orgânica interna:

Organigrama 2024 - descrição da estrutura mais abaixo nesta página

Organigrama (descrição)

Nível 1 

Conselho de Curadores

  • Christine Sain Lucas (Presidente)
  • Thierry Lucas
  • Augusto Deodato Guerreiro

Nível 2

Conselho Fiscal

  • Carlos Augusto Pereira (Presidente CF)
  • João Miguel Gaspar
  • João Rolo Oliveira

Conselho de Administração

  • José Manuel Martins (Presidente)
  • Elvis de Freitas
  • Luís Francisco Leite

Nível 3

  • Diretor Executivo: Elvis de Freitas

Nível 4

  • Técnica de Contas
  • Coordenação Técnica
  • Coordenação Administrativa e de Serviços Auxiliares
  • Coordenação Técnica do Lar Residencial

Nível 5

  • Gabinetes de Apoio
    • Gabinete de Psicologia e de Apoio ao Utente
  • Núcleo Técnico da Formação Profissional
  • Formadores Internos Permanentes
  • Outros Formadores Externos
  • Serviços Administrativos e Auxiliares

DOCUMENTOS E INFORMAÇÃO ÚTIL

Nota: Todos os documentos estão no formato PDF.

Código de Conduta

A Lei n.º 73/2017, de 16 de agosto de 2017, entrou em vigor no dia 1 de outubro do mesmo ano, com a intenção de reforçar o quadro legislativo para a prevenção da prática de assédio no trabalho, tanto no Sector Privado como na Administração Pública.

Sendo obrigatória a adoção de um Código de Boa Conduta para a prevenção e combate ao assédio no trabalho sempre que a entidade empregadora tenha sete ou mais trabalhadores (alínea k) do nº1, do art. 127º do CT), e porque a Instituição ainda não dispõe de um instrumento que abranja a prevenção e combate ao assédio, foi elaborado o presente Código de Conduta (ficheiro no formato PDF).

A Instituição acolhe, assim, de bom agrado, a norma que institui como desvio da boa prática todo o comportamento indesejado, como vem definido no art. 29º do Código de Trabalho, que se enquadra plenamente nos princípios orientadores da sua atividade socioeducativa.

Reclamações

A Fundação Raquel e Martin Sain encontra-se registada na Plataforma do Livro de Reclamações Eletrónico.

Planos de Atividades

Relatórios de Atividades e Contas de Gerência

Património

Edifício Sede – Lote urbano na Rua João Saraiva, nº 11, Lisboa
Lote de Terreno – Rua Capitão-Mor Lopes Sequeira (Malha de Chelas, Rua I-4), Lisboa

Apoios Financeiros Recebidos

  • 2023
    ISS,IP                           97.904,41 €
    IEFP                            411.411,90 €
  • 2022
    ISS,IP                           96.971,48 €
    IEFP                           440.270,95 €
  • 2021
    ISSIP                            76.216,40 €
    Comparticipações +     45.460,80 € Layoff
    IEFP                           147.480,76 €
  • 2020
    CRSSLX                       79.674,78 €
    Candidatura IEFP       252.571,17 €
  • 2019
    CRSSLX                       74.480,50 €
    Candidatura IEFP       468.384,33 €