A Fundação Raquel e Martin Sain tem um longo historial de formação profissional de Telefonistas, apresentando nesta área das mais elevadas taxas de empregabilidade após a formação. Por este motivo esta é uma área que pretendemos continuar a integrar no calendário de formação anual da organização.
Em Agosto de 2008, novas regras da entidade financiadora exigiam a utilização do referencial de Assistente Administrativo como base para a formação desenvolvida na Fundação Sain, pelo fato do referencial aplicado na Fundação se enquadrar parcialmente nesse referencial. No entanto, o mencionado referencial de Assistente Administrativo não abrange áreas de formação essenciais para o desempenho da Função de Telefonista, incluindo no seu plano formativo Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) que não apresentam relevância para o formando que vai desempenhar as funções de telefonista. Perante isto, a Fundação adaptou este referencial e tem vindo a desenvolver a formação através da aplicação do plano de formação aqui apresentado, por se considerar mais adequado ao perfil dos nossos utentes.
Admissão de candidatos
Condições de admissão ao Curso de Assistente Administrativo/Telefonista:
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Autonomia na mobilidade
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Resultados favoráveis nas Entrevistas Psicológica e Social
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Perfil inteletual adequado (apurado em entrevista psicológica):
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Inteligência Geral de nível médio;
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Aptidão Espacial de nível médio;
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Raciocínio Mecânico de nível médio;
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Atenção Concentrada de nível elevado.
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Objetivos do Curso
No final do curso, pretende-se que, com base nos procedimentos e técnicas adequados, bem como nas normas de segurança, higiene, saúde e ambiente, o formando seja capaz de prestar serviço numa central telefónica de um estabelecimento comercial, industrial, serviço público ou outro, transmitindo aos telefones internos as chamadas recebidas e estabelecendo ligação com o exterior com as normas e as orientações previamente estabelecidas, demonstrando especificamente saber executar as seguintes atividades:
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Executar tarefas relacionadas com a gestão dos contatos telefónicos da entidade, de acordo com procedimentos estabelecidos, utilizando equipamento informático.
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Atender a central telefónica, transmitindo aos telefones internos as chamadas recebidas e estabelecendo ligação com o exterior;
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Elaborar e conferir e os registos de chamadas, conforme procedimentos estabelecidos;
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Elaborar e gerir as listas telefónicas internas e externas com base em informação fornecida;
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Atender e encaminhar o público interno e externo à empresa ou serviço público, nomeadamente, clientes, fornecedores, e funcionários, em função do tipo de informação ou serviço: prestar informações, esclarecer dúvida e colocá-las em contacto com as pessoas, secções ou locais pretendidos.
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Anotar e transmitir informações breves (recados) do exterior para o interior e vice-versa;
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Controlar a entrada de visitantes a fim de evitar a permanência de pessoas estranhas no edifício;
- Contata telefonicamente com as diversas secções para obter os elementos pretendidos ou para anunciar a presença de visitantes;
- Comunica oralmente as instruções recebidas indicando os locais, o piso, a sala, o gabinete onde se devem dirigir;
- Efetua o registo dos visitantes e fornece indicações de natureza diversa.
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Organização da Formação
O Curso de Assistente Administrativo/Telefonista tem a duração de 1800 horas, organizadas por diferentes UFCD’s, com uma carga horária diária, em horário laboral, de 6 ou 7 horas.
O Curso está organizado nas seguintes Unidades de Formação de Curta Duração (módulos):
Formação Tecnológica – 800 horas
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Posto de trabalho: organização e gestão – 25 horas
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Empresa e produção – 25 horas
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Estrutura e funções de uma organização – 25 horas
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Arquivo: organização e manutenção – 25 horas
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Circuito documental na organização – 25 horas
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Cálculo comercial – 25 horas
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Procura ativa de emprego – 25 horas
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Função Pessoal: legislação laboral – 25 horas
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Manipulação de centrais telefónicas – 75 horas
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Técnicas de digitação – 25 horas
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Processador de texto – 50 horas
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Gestão Informatizada de documentos – 50 horas
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Técnicas de normalização documental – 25 horas
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Ficheiros de contactos – organização e manutenção – 25 horas
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Escritório electrónico – segurança e partilha de ficheiros – 25 horas
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Acolhimento e encaminhamento – 25 horas
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Comunicação empresarial: presencial e telefónica – 25 horas
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Língua portuguesa: técnicas de escrita – 50 horas
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Língua inglesa: técnicas de escrita e atendimento telefónico – 75 horas
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Língua espanhola: técnicas de escrita – 50 horas
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Comunicação escrita: Braille – 50 horas
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Aprender com autonomia – 50 horas
Formação em Contexto de Trabalho – 1000
Para mais informações contate-nos através do número de telefone 218480136.