Quem Somos

 

Logotipo da Fundação Raquel e Martin Sain - link para a descrição do logotipo A Fundação Raquel e Martin Sain é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, instituída a 21 de Janeiro de 1959 pelo Decreto-Lei n.º 42117. À luz dos seus estatutos atuais, tem como fim “a realização de uma obra de educação e ocupação tiflológicas, nomeadamente na formação profissional de cegos, com o fim especial de lhes assegurar possibilidades de trabalho remunerado”.

Por iniciativa dos seus fundadores, a Madame Raquel Sain e o Sr. Martin Sain, o propósito da sua constituição foi a educação e ocupação de cegos, tendo em atenção, sobretudo, assegurar-lhes possibilidades de trabalho remunerado, e, acessoriamente, quaisquer fins desinteressados, de natureza caritativa, educativa, cultural ou científica, relacionados com a situação dos cegos em Portugal.

Com mais de 50 anos de atividade, a Fundação, na atualidade, dedica-se principalmente ao desenvolvimento de ações de formação profissional dirigidas a pessoas cegas e ainda à dinamização de um Lar Residencial especificamente para resposta à deficiência visual.

ONDE ESTAMOS

Edifício SedeFotografia da fachada do edifício Sede da Fundação, em Alvalade

Rua João Saraiva, nº 11
1700-248 Lisboa
Telefone: 218480136
Telemóvel: 218492753

COMO CHEGAR

Autocarros:

  • Av. do Brasil (paragem LNEC) – 731, 783, 750
  • Av. Roma (paragem Escola Eugénio dos Santos) –  735, 755, 767
  • Av. Rio de Janeiro (paragem Bombeiros) – 717, 744
  • Av. da Igreja (paragem perto Av. Roma) – 755

Metro:
Linha Verde – Estação Alvalade

Lar Residencial

Fotografia da fachada do edifício do Lar ResidencialPraça Dr. Fernando Amado, lote 565 – 3ºC
Bairro do Condado
1950-089 Lisboa
COMO CHEGAR

Autocarros:

  • Av. João Paulo II (paragem Pç. Dr. Fernando Amado) – 749, 755, 759

CARACTERIZAÇÃO INTERNA DA INSTITUIÇÃO

Possuidora de um corpo de colaboradores com larga experiência quer no campo da reabilitação funcional como da formação profissional, a Fundação desenvolve as suas atividades segundo a seguinte orgânica interna:

Organigrama 2025 - Descrição por níveis abaixo

Organigrama (descrição)

Nível 1 

Conselho de Curadores

  • Christine Sain Lucas (Presidente)
  • Thierry Lucas
  • Augusto Deodato Guerreiro

Nível 2

Conselho Fiscal

  • Carlos Augusto Pereira (Presidente CF)
  • João Miguel Gaspar
  • João Rolo Oliveira

Conselho de Administração

  • José Manuel Martins (Presidente)
  • Elvis de Freitas
  • Luís Francisco Leite

Nível 3

  • Diretor Executivo: Elvis de Freitas

Nível 4

  • Técnica de Contas
  • Coordenação Técnica
  • Coordenação Administrativa e de Serviços Auxiliares
  • Coordenação Técnica do Lar Residencial

Nível 5

  • Gabinete de Psicologia e de Apoio ao Utente
  • Núcleo Técnico da Formação Profissional
  • Formadores Internos Permanentes
  • Outros Formadores Externos
  • Serviços Administrativos e Auxiliares

DOCUMENTOS E INFORMAÇÃO ÚTIL

Nota: Todos os documentos estão no formato PDF.

Código de Conduta

A Lei n.º 73/2017, de 16 de agosto de 2017, entrou em vigor no dia 1 de outubro do mesmo ano, com a intenção de reforçar o quadro legislativo para a prevenção da prática de assédio no trabalho, tanto no Sector Privado como na Administração Pública.

Sendo obrigatória a adoção de um Código de Boa Conduta para a prevenção e combate ao assédio no trabalho sempre que a entidade empregadora tenha sete ou mais trabalhadores (alínea k) do nº1, do art. 127º do CT), e porque a Instituição ainda não dispõe de um instrumento que abranja a prevenção e combate ao assédio, foi elaborado o presente Código de Conduta (ficheiro no formato PDF).

A Instituição acolhe, assim, de bom agrado, a norma que institui como desvio da boa prática todo o comportamento indesejado, como vem definido no art. 29º do Código de Trabalho, que se enquadra plenamente nos princípios orientadores da sua atividade socioeducativa.

Ata da Tomada de Posse dos Órgãos Sociais

Reclamações

A Fundação Raquel e Martin Sain encontra-se registada na Plataforma do Livro de Reclamações Eletrónico.

Planos de Atividades

Relatórios de Atividades e Contas de Gerência

Pareceres do Órgão de Fiscalização

Património

Edifício Sede – Lote urbano na Rua João Saraiva, nº 11, Lisboa
Lote de Terreno – Rua Capitão-Mor Lopes Sequeira (Malha de Chelas, Rua I-4), Lisboa

Apoios Financeiros Recebidos

  • 2023
    ISS,IP                           97.904,41 €
    IEFP                            411.411,90 €
  • 2022
    ISS,IP                           96.971,48 €
    IEFP                           440.270,95 €
  • 2021
    ISSIP                            76.216,40 €
    Comparticipações +     45.460,80 € Layoff
    IEFP                           147.480,76 €
  • 2020
    CRSSLX                       79.674,78 €
    Candidatura IEFP       252.571,17 €
  • 2019
    CRSSLX                       74.480,50 €
    Candidatura IEFP       468.384,33 €